segunda-feira, 26 de março de 2012

Análise - Journey - Exclusivo Playstation 3











Não existem muitos momentos nos videojogos em que apenas podemos sentar, relaxar e sentirmos que fazemos parte de um novo mundo. Esse mundo é sereno, repleto de aventura, sem rumo, quase sem objectivos, onde apenas a descoberta e a interacção com o cenário fazem parte desta experiência única.

Isto é JOURNEY: um jogo refrescante, genuíno e gratificante. Nunca um videojogo com tão poucas opções de jogabilidade, me fez querer jogar vezes e vezes sem conta. Cada vez que pego no comando simplesmente navego pelos desertos áridos, mas cheios de vida, sinto que posso ficar lá horas sem fazer nada. Não tenho que derrotar inimigos -  também "não" existem -  para chegar ao ponto X, nem tenho que descarregar 1000 balas num monstro. Tenho apenas que deixar-me levar pelo jogo e pelos sons que invadem JOURNEY.



Sons, um aspecto mesmo muito importante nesta experiência. Aconselhamos a quem tenha um bom Headset que o coloque, pois vai gostar imenso do que vai ouvir. Um banda sonora que se adequa a todas as situações, que vos faz sentir tristes, felizes, com receio, com sentimento de conquista e de realização. Não estamos a exagerar, nem a queres descrever tudo de uma forma sumptuosa: são sentimentos reais, passados na companhia de JOURNEY.

Neste mundo que grita aventura, somos uma personagem sem nome e sem "voz". Temos a possibilidade de emitir um som que serve para interagir com o cenário e certas criaturas que vamos encontrar pela frente. Qual o nosso objectivo num jogo quase sem objectivos? No início de JOURNEY apanhamos um lenço mágico. Este consegue absorver pequenos fragmentos de Lenços voadores, que vos dão o poder de voar mas de uma forma limitada. Este Lenço mágico que terá a possibilidade de crescer, faz com que possam voar ainda mais alto e por mais tempo. Isto irá ajudar a descobrir o cenário onde se encontram ou a passar certas barreiras.


Quando falámos que JOURNEY era um jogo "Quase sem objectivos", não vos enganámos: é um jogo com um só objectivo e esse é atingir uma montanha, visível na maior parte do tempo do jogo. O que nos espera lá não sabemos. Sabemos, sim, que o nossa aventura terá um fim: o topo daquela montanha.

Este jogo também tem um modo multijogador ou cooperativo. Mas como um jogo sem escolha de servidor e sem podermos convidar os nossos amigos tem um modo multijogador? Não podem fazer nada disto mas o que é certo é que logo que a vossa PS3 esteja ligada à PSN, ao calhas e, por vezes, sem se aperceberem um jogador real aparece ao vosso lado, depois de uma colina ou ao virar de uma esquina. Com o som que emitem podem interagir com esse jogador, mas opções como conversar ou simplesmente interagirem no mundo em conjunto não existem. Podem, sim, andar lado a lado, para que o vosso Lenço mágico esteja sempre com o poder no máximo e assim poderem voar sem preocupações de perderem o vosso poder. A não ser que percebam de "Código Morse" e aí sim podem fazer um pequeno chat.


JOURNEY, não é uma experiência longa. É curta mas viciante, com uma duração entre 2H a 3H, para muitos poderá ser um aspecto negativo, mas JOURNEY quase que nos obriga a jogar tudo de novo. Na primeira vez que jogarem e terminarem, percebem que afinal faltou muita coisa por descobrir. Uma forma muito simples de o saber é consultar os Troféus que têm para desbloquear.

A nossa jornada também chega a um fim e está na hora de darmos a nossa nota final a este jogo fenomenal. Decidimos não fazer uma vídeo análise, porque não será necessário enfatizar ainda mais JOURNEY com palavras pomposas.  O jogo/experiência tem a sua própria voz e foi algo único. Dito isto, merece com toda a nossa paixão por jogos e inovação um 10/10. Parabéns "ThatGameCompany"